29 março 2008

La différence entre un abruti et un champion

"La différence entre un abruti et un champion en apnée
c'est que l'abruti plonge d'abord et réfléchi après"


Claude Chapuis, Livre de l'apnée, Psaume IV, verset 7

04 março 2008

- 80 m


Dia 3 de outubro 2007 em Sharm el Sheik fiz um mergulho em peso constante a - 80 m de profundidade.
O mergulho teve lugar logo depois de o Herbert Nitch ter realisado o ultimo mergulho official do campeonato do mundo. Como previsto com os organisadores o cabo foi posto a 80 metros com a camara official de fundo ainda a gravar.

Foi tudo muito rapido ... So restavam 5 minutos na cassette da camara do fundo. A preparaçao foi MUITO curta. Como é o habitual nao realisei nenhum mergulho de aquecimento e apenas preparei me durante 1.30 minutos. No entanto nao senti nenhum stress...nem antes nem durante a performance.



Beneficiei de condicoes optimas, sem ondas, sem corrente e com uma visibilidade de ums 40 metros.

O mergulho foi dos mais rapidos que realisei até hoje, pois apenas durou 1 min 58 seg. Surpreendentemente facil visto ter passado quase um mês doente com apenas dois mergulhos durante esse periodo.

A performance foi validada por Mouna Gossoub e Gaby Contreras, ambas juizes AIDA Internacional.

Tirei de esta experiencia uma ideia muito clara do que deverao ser os meus treinos este ano para alcançar os 90 m ( ou + ainda ... )

MENORCA - FREEDIVING SUMMER CAMP

Este verao de 8 de julho a 15 de Agosto vou estar em Menorca...ilha fabulosa na parte oeste do archipelago das ilhas Baleares...em pleno Mediteraneo.

O Karl e a Isa do centro de mergulho sea gypsy divers com quem trabalhei duas temporadas na Thailandia ofereceram se para por ao meu dispor o barco deles. Um semi rigido de 7 m 50 com 225 CV todo equipado para apneia profunda.

O objectivo principal sera de me preparar nas melhores condicoes possiveis ao Campeonato do Mundo AIDA 2008 que tera lugar de 1 a 14 de setembro.


Objetivo pessoal para este ano : 90 metros em peso constante. Para isso uma pequena equipa de apneistas experimentados esta a ser formada para que possamos treinar todos juntos com um maximo de eficacia...com um maximo de seguranca.

Uma vez este pequeno nucleo formado, os treinos estarao abertos a qualquer apneista que estiver interessado por esta pequena aventura. Nao se trata de um estagio mas sim de um centro de treino aberto a todos os apneistas.

Uma maneira interessante de se familiarisar com tecnicas raramente ou mal ensinadas em estagios de apneia mais gerais...

- Tecnicas de relaxamento ( Postural - Ventilacao - Mental ).

- Tecnicas e tacticas de compesacao avancadas.

- Tecnicas e tacticas de immersao em grande profundidade.

- Utilisacao de material de competicao ( noseclips - fluid googles - lastros - varios tipos de monos ).

- Acesso facil a profundidade com treno ( peso variavel e no limits )


Condicoes de participaçao :


- Facilidade na zona dos 20 metros.
- Material adaptado a apneia funda ( possibilidade de compra de material a preco muito interessante )
- Certificado medico para a pratica da apneia de menos de 1 ano ( medico hyperbarico )
- Participacao de 10 a 15 euros por treino no mar.


Mais informacoes brevemente....

BEM VINDO A ESTE BLOG

Bem vindo a este blog.

Tenta seguir com regularidade as informaoes publicadas neste blog.
Nos proximos meses publicarei informacoes diversas relativas aos meus cursos e aos meus treinos...datas de estagios...relatos de viagems...programas de treino em terra e no mar.

Ainda nao estou bem familiarisado com a interface deste blog mas acredito que poderei n'um futuro proximo comecar a por fotos, videos e talvez até algums ficheiros para download...

Ate la, boms mergulhos a todos.